Sr. Holmes – Mitch Cullin

O HOMEM POR TRÁS DO MITO – O livro que inspirou o filme estrelado por Ian McKellen

O Livro

Sr. Holmes é uma história criada por Mitch Cullin, portanto não é a parte da obra Sherlock Holmes de Arthur Conan Doyle, mas que não deixa de ser sobre o detetive. A moral aqui é que Micth Cullin traz uma narrativa pelo olhar do próprio Holmes de agora, 93 anos de idade – inclusive a diminuição de sua perspicácia e faro de detecção. Contudo, ainda permanecem traços como a confiança na evidência, a lógica e a falta de demonstração de afeto já características do personagem.

O livro é uma literatura americana com publicação da editora Intrínseca e tradução de Alexandre Raposo. A edição é de 2015 ao título original de “A Slight Trick of the Mind” e possui 240 páginas, que dividem a história em três partes.

Sobre a obra

Em Sr. Holmes o nosso famoso detetive se vê saindo de Londres em busca de uma vida mais tranquila, longe da fama que as publicações de seus casos, por parte do Dr. Watson, trouxa a sua vida. Agora Holmes vive em um lugar chamado Sussex, com uma empregada e o filho dela, Roger, ao qual Holmes acaba por se apegar, mesmo sem notar. O personagem também cria abelhas, tendo o motivo da criação deste hábito, revelado bem no finalzinho do livro.

Uma coisa é necessária saber sobre este livro: a narrativa se aplica a três épocas diferentes para se completar um tipo de círculo de memória do detetive, ou seja, haverá partes sobre a vida em Sussex, sua época de detetive e uma determinada viagem de conhecimento. Todavia, a separação das partes se faz de maneira mais clara possível.  Às vezes em capítulos diferentes, ou seja, dedicados aquele tema exclusivamente, e às vezes em narrativas mistas, onde é trazida a tona por lembranças em determinadas situações por parte do personagem, mas sem embaralhar a cabeça do leitor.

Como disse antes, a história é narrada pela visão de Sherlock, e durante esta narrativa, notamos como a mente dele o dribla em fatos recentes principalmente e em como ele lida com os fatos atuais. Não é uma história cheia de mistérios e casos para desvendar, cabe ressaltar que o que há na trama, é sucinto e adequado as suas capacidades físicas e mentais por conta de idade. Temos aqui um Sherlock Holmes muito mais pensativo de suas ações, e talvez até mais aberto.

Minha opinião

Esta história foi a inspiração para um filme de mesmo nome, lançado em 2015 e interpretado pelo ator Ian McKellen, caso você deseje assistir ao filme primeiro. Apesar de ter começado a assistir ao filme – mas nunca pós-metade – eu gostei do livro, pois acredito que seja difícil tratar a obra de A. C. Doyle com o verdadeiro respeito à história que tanto se consolidou com o passar do tempo, e aqui, Mitch de certa forma continua a vida de Holmes, como se fosse um livro sequência mesmo, dando certa “jovialidade” na história.

Não é um livro que se enreda no desenvolvimento, mas também não é um livro que te faça sentar e ler de uma vez só, e isso não quer dizer que não seja um bom livro, apenas temos uma vida pacata, de um senhor de idade, que vislumbra histórias passadas e, portanto, sua realidade atual não é tão mais emocionante e por isso, o livro não possui aventuras.

Sobre o autor

Mitch Cullin nasceu no Novo México, mas hoje mora em São Gabriel, na Califórnia. É considerado como um autor que produz em grade quantidade, uma vez que além de livros, também produz inúmeros contos e auxilia nos projetos do artista visual Peter I. Chang.

Sua opinião

Você já leu este livro? Conta pra mim se ele está na sua lista de leituras desejadas ou já lidas, e se já leu, o que achou.

Publicado por

Literalmente Adicto

Viciada em livros, boas histórias, pets e chocolate! Administradora de formação, leitora por amor!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s