Eu e você no fim do mundo – Siobhan Vivian

O livro

“The last boy and girl in the world” ou apenas “Eu e você no fim do mundo” é um romance americano mais adolescente. São 368 páginas de uma narrativa cheia de paixões, amizades, dúvidas, esperanças, aventuras e problemas, contados por uma adolescente de 17 anos, moradora da cidade de Aberdeen. A editora que nos traz este livro é a Intrínseca, com edição de 2017, e tradução de Glenda D’Oliveira.

Sobre a obra

Antes de iniciar a leitura da história há a seguinte frase: “Inspirado em fatos reais”; e como toda história com um fundo explícito assim, de verdade, não é possível haver um final “100% felizes para sempre”, já que a realidade não é um conto de fadas.

A história então tem sua narrativa a cargo da protagonista Keeley, 17 anos, moradora da cidade de Aberdeen desde sempre – a família de seu pai, vive lá, desde o inicio da cidadezinha. A garota possui como melhor amiga, uma garota chamada Morgan, e uma “segunda melhor amiga” chamada Elise. Como toda adolescente, Keeley tem uma paixão por Jesse Ford, o garoto mais popular da escola, desde o ensino fundamental, mas nunca se falaram.

Toda a história acontece porque a cidade de Aberdeen, está enfrentando fortes chuvas e alagamentos, e a divisão de capítulos se dá por boletins meteorológicos, que variam entre manhã, tarde e noite, conforme os acontecimentos da história. Contudo, com tantas chuvas e alagamentos, os moradores acabam por ser obrigados a sair de suas casas, e alguns, acabam por perder tudo o que possuem, e assim, o fim do Aberdeen pode estar próximo.

A cidade será submersa, e Keeley precisará tomar coragem para falar com sua paixão adolescente, Jesse, antes que todos tenham que ir embora e eles nunca mais se vejam. Mas como chegar no garoto mais incrível do terceiro ano? Quanto tempo resta a Keeley? E a Aberdeen?

Minha opinião

Li este livro em um pouco mais de três dias, pois é uma história que para mim fluiu bem leve. Não houveram fatos mascarados, julgamentos prévios, ou um final claro, pois as informações são dadas ao leitor, conforme a protagonista também as descobre. Um fato que achei bem interessante foi que, o livro começa uma parte do final antes de iniciar a história do começo realmente, e conforme ele vai se desenvolvendo, eu pelo menos, tentei e montei diversos enredos que no fim, não se concretizaram.

Não aplico sistema de notas as minhas leituras, mas se aplicasse, talvez este livro, ganhasse um 3,8 ou 4 de 5, uma vez que ele não é nada ruim, e flui bem, mas ele não tem nada de novo, é mais do gênero no final das contas, apesar de tentar buscar meios de inovar, e talvez muitos leitores abandonem esta leitura em um momento ou dois.

De qualquer modo, eu simpatizei com os personagens ou com a maioria deles, e considerei muitas relações bem verdadeiras. Em certos momentos achei a protagonista meio forçada, em sua personalidade durante a leitura, mas neste momento já acho bem possível. Os acontecimentos que a cercam, em certos pontos, justificam algumas atitudes. Assim, indico esta leitura para quem gosta do gênero, mas não sei se pode servir como um experimento inicial de alguém.

A autora

Siobhan Vivian é a Nova Iorquina e é formada pela Universidade de Artes da Filadélfia – University of the Arts – seu curso foi de roteirista de cinema e TV, e acabou atuando como editora de livros e roteirista do canal da Disney – Disney Channel. Entretanto, atualmente dá aulas de escrita literária com temática jovem na Universidade de Pittsburgh. Siobhan Vivian também é autora de outros romances como “The List” (A Lista), de 2012.

Sua opinião

Romance americano e adolescente faz seu estilo de leituras?

Publicado por

Literalmente Adicto

Viciada em livros, boas histórias, pets e chocolate! Administradora de formação, leitora por amor!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s